domingo, 9 de março de 2014

Um Tesouro a Descobrir....


LER E ESCREVER
 Através da leitura nos transportamos para universos paralelos à nossa realidade, vivemos aventuras, romances e dramas que são capazes de nos fazer esquecer, mesmo que por alguns instantes, de nossas dificuldades. Esse “distanciamento” momentâneo pode ser crucial para a manutenção do nosso bem estar emocional..








Quando refletimos sobre a comunicação escrita, logo pensamos no uso da Palavra , com a qual podemos estruturar nossos pensamentos e perpetuá-los no papel, pois muita coisa é apagada pelo tempo, mas não a palavra escrita. 

A evolução da escrita eternizou a história, permitindo que nos tornássemos indivíduos capazes de compreender mais e melhor o mundo, inclusive transformando-o. Além disso, nos incentiva, a cada dia, no desenvolvimento de diferentes áreas lingüísticas: ler/escrever, falar/ouvir. 

É muito estranho discorrer sobre este assunto sem referência à leitura, já que ler é um modo de aprendizado permanente, não só porque possibilita a reconstrução e integração de certas mensagens, como, principalmente, porque é através disso que exercitamos o conhecimento, estabelecendo relação entre a fala e a escrita. 

As palavras que são apenas faladas perdem sua “vida” no momento que as proferimos, porém quando as transportamos para o papel, elas se consolidam, assim, a escrita faz da palavra uma nova autoridade, trazendo consigo um poder intenso, que poucos têm consciência. Mesmo que as usemos a todo momento, raramente pensamos mais profundamente no que dizemos e como falamos, é preciso escrever para meditar sobre o potencial que cada palavra carrega. 

O poder da palavra não se limita ao significado lingüístico dela, mas da maneira que muda a vida de alguém. Palavras podem “matar” sentimentos, ferir, mentir, esclarecer, salvar, transformar. Palavras têm poder, não são inócuas, principalmente as escritas. A sensibilidade para transformar palavras faladas em escritas tem um legado sério demais, pois exige reflexão, a escolha de cada uma é determinante, pois se antes, quando ditas, tinham poder, que era momentâneo, apenas de causa, depois de escritas, conseguem o poder perpétuo, não apenas casual, mas efetivo. 

A palavra escrita transformou o universo humano, permitindo-nos olhar a realidade descrita de forma crítica e completamente nova. Portanto, a cultura escrita já era um tema interdisciplinar antes mesmo da interdisciplinaridade ser tão discutida, visto que eternizamos as expressões culturais mais solenes e importantes, como a religião, a filosofia, o direito, a ciência, a história e a literatura, através da boa escrita. 

Saber escrever não é simplesmente conhecer sílabas, vocabulários e estruturas gramaticais, mais do que isso é um instrumento para reestruturarmos novas identidades, reafirmar ou romper laços, buscando convencer, dissuadir novos leitores. Indiscutivelmente é reconhecer as limitações do próprio saber para poder buscá-lo e aprimorá-lo. 

Escrever também é um diálogo interno, particular, que auxilia a fluência do pensamento, compartilhando-o com várias pessoas ao mesmo tempo, depois da produção final. Diante disso, observamos um feliz ciclo vicioso, pois o que lemos está escrito. Para escrevermos, precisamos ler vários assuntos; depois da escrita vem a fala sobre o que se escreveu e, por conseguinte, ouvimos as críticas positivas ou negativas, para, dessa forma, melhoramos nossa leitura, aperfeiçoarmos nossa escrita, falarmos melhor e entendermos o que ouvimos. 

Podemos, finalmente, considerar a palavra escrita como forma de conhecimento, que vai além da linguagem, ou seja, que não serve apenas como um simples código de comunicação. A palavra bem escrita, entendida e interpretada, nos leva para outras formas de ser e estar no mundo, pois através dos textos que escrevemos, podemos exteriorizar o que pensamos como se o papel fosse um retrato do que somos e do que queremos para nosso mundo particular ou não. É exatamente neste ponto que percebemos todo o poder que a palavra escrita possui.(Fonte: itu.com.br)
ADMILSON BARBOSA, FOTÓGRAFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

oxente eu vou é correr!!! ABFP

 Admilson Barbosa (Minho) Fotógrafo Profissional de Comunicação e Expressão. Oxente!!! Eu Vou é Correr Que Ganho Mais... Não pare de correr!...