domingo, 24 de março de 2013

Maragogi / Barra - Grande, Alagoas AL

Maragogi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Município de Maragogi
 
"Paraíso das águas"
Pôr do Sol em Maragogi

Pôr do Sol em Maragogi
Bandeira desconhecida
Brasão de Maragogi
Bandeira desconhecidaBrasão
Hino
Aniversário24 de abril
Fundação1875 (138 anos)
Gentílicomaragogiense
Prefeito(a)Luiz Henrique Peixoto Cavalcante (Henrique Madeira) (PTB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Maragogi
Localização de Maragogi em Alagoas
Maragogi está localizado em: Brasil
Localização de Maragogi no Brasil
09° 00' 44" S 035° 13' 21" O09° 00' 44" S 035° 13' 21" O
Unidade federativa Alagoas
MesorregiãoLeste Alagoano IBGE/2008[1]
MicrorregiãoLitoral Norte Alagoano IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesJaparatinga, Porto Calvo, Jacuípe e o Estado de Pernambuco.
Distância até a capital125 km
Características geográficas
Área333,733 km² [2]
População28 746 hab. IBGE/2010[3]
Densidade86,13 hab./km²
Altitude5 m
ClimaTropical quente e úmido
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,619 médio PNUD/2000[4]
PIBR$ 101 126,375 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 3 813,21 IBGE/2008[5]
Página oficial
Maragogi[nota 1] é um município brasileiro do estado de Alagoas. Localizado a 125 km de Maceió, o município localiza-se no Leste Alagoano e no Litoral Norte Alagoano.
Localiza-se a uma latitude 09º00'44" sul e a uma longitude 35º13'21" oeste, estando a uma altitude de 5 metros. Sua população estimada em 2011 era de 29 280 habitantes, a temperatura média é de 27 graus. Sua economia e baseada no turismo, na pesca e na agricultura. Possui as mais belas praias da costa dos arrecifes entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte alagoano, sendo considerado por isso um dos mais importantes pólos turísticos regionais.

Índice

[esconder]

[editar] História

Foi criada como vila em 1875, com o nome de Isabel. Mudou o nome para Maragogi no ano seguinte, mesmo nome de um rio que banha a cidade. Em 1892 foi elevada a cidade.
De acordo com dados históricos, a colonização começou quando um sertanejo chegou à região com a família. Ele fugia de uma epidemia e fez uma promessa a São Bento para curar-se. Ao se recuperar, o sertanejo cumpriu o prometido, construindo uma igreja em homenagem ao santo. O local, uma das mais belas praias do município, ganhou o nome do santo, que mantém até hoje.
Maragogi tem grande importância na história brasileira. Holandeses e portugueses disputaram suas terras por vários anos. Mas foram os moradores da Vila de Maragogi - sem recursos, mas com heroísmo - que impediram e desarticularam a tentativa holandesa de desembarque em Alagoas.
Em 1875, uma lei transferiu a freguesia de São Bento para Maragogi. Em maio de 1892 foi elevada à categoria de cidade, desmembrando-se de Porto Calvo. Em 1960, perdeu o distrito de Japaratinga, transformado em município.

[editar] Desativação de minas terrestres

Em 10 de maio de 2010 foi encontrada uma mina marítima durante uma obra de saneamento na cidade, essa mina foi feita pela marinha brasileira durante a segunda guerra mundial para proteger o nosso litoral, como não foram detonadas com o fim da segunda guerra os militares à enterraram perto da praia. [6]. O que esperava-se ser uma botija holandesa com moedas de prata, por conta da rica história de conflitos entre portugueses e neerlandeses, chegou a ser perfurado mas por sorte, não explodiu[7]
A partir disso, oficiais da marinha e até especialistas do Batalhão de Operações Especiais iniciaram prospecção de pelo menos mais sete minas, terrestres e aquáticas.[8] O consenso é de que todas foram plantadas após o ataque de submarinos alemães a um navio mercante brasileiro próximo de Porto de Pedras, que é município vizinho, durante a Segunda Guerra.[9][10][11]

[editar] Rios

Os rios que lhe servem de limites: com Pernambuco o rio Persinunga, com Porto Calvo o rio Carão e com Japaratinga o rio Salgado.
Bacias hidrográficas
  • Do rio Salgado e seus afluentes e brejos, que alcança o mar nos Catités do São Bento;
  • Do rio Maragogi, formada pelo homônimo e seus sistemas flúvio-lagumar do Camacho, ilha do Coelho brejo do Junqueiro e riacho Levadão;
  • Do rio dos Paus ou Ojebire (como lhe chamavam os índios) com seus salgados de manguezais e a restinga do Arisco;
  • Do rio Persinunga, cujos afluentes da margem direita são os riachos Maciáguaçu e Taúba, e da esquerda o rio Timboataba.

[editar] Turismo

Águas cristalinas em Maragogi.
Turismo em Maragogi.
Maragogi é hoje um grande pólo turístico, servindo como porta de entrada para os Estados de Alagoas e Pernambuco e se transformando no segundo maior pólo turístico do Estado. Suas praias têm mar tranquilo, areias alvas e densos coqueirais, destacando-se as de Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento. O passeio às galés (piscinas naturais) é imperdível, onde, a 6 km da costa, pode-se observar a Área de Proteção Ambiental onde estão os arrecifes de corais. No turismo rural, vale a pena uma visita ao engenho Marrecas de São Gonçalo, saboreando logo depois a culinária à base de frutos do mar e os tradicionais bolinhos de goma. Entre os eventos locais, destacam-se: o Festival do Marisco, a Abertura do Verão, a festa da Emancipação, a de São Benedito (Peroba), a de N. Sra. da Guia (Barra Grande) e a de São Bento.
A maior atração turística da cidade são as belas praias, de São Bento à Péroba (povoados da cidade), são exuberantes com um verde azulado esplêndido. As piscinas naturais das Galés, no mar, a aproximadamente 6 km da costa, tem águas transparentes onde os turístas se deliciam ao banhar-se rodeados de corais e diversos peixinhos que enfeitam a área com suas infinitas cores.
A cidade dispõe de uma ótima infra-estrutura hoteleira como dois hoteis mais luxuosos de Alagoas o "Salinas do Maragogi" e o "Grand Oca Maragogi Beach & Leisure Resort"..

Notas

  1. Nota ortográfica: Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Maragoji. Prescreve-se o uso da letra "j" para palavras de origem indígena ou africana (exceções: angico e angical); é também o nome de um rio homônimo na região.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6. http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=alagoas&cod=14005
  7. http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/10/05/forca-aerea-chega-maceio-para-retirada-das-minas-achadas-em-maragogi-922704491.asp
  8. http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/10/forca-tarefa-nao-encontra-minas-da-2-guerra-em-maragogi-al.html
  9. http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/10/forca-tarefa-nao-encontra-minas-da-2-guerra-em-maragogi-al.html
  10. http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=213472
  11. http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=alagoas&cod=13872

[editar] Ligações externas

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com este artigo: Hino de Maragogi
Ícone de esboçoEste artigo sobre municípios do estado de Alagoas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

oxente eu vou é correr!!! ABFP

 Admilson Barbosa (Minho) Fotógrafo Profissional de Comunicação e Expressão. Oxente!!! Eu Vou é Correr Que Ganho Mais... Não pare de correr!...