quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Como segurar a câmera fotográfica. ABFP

Técnicas profissional de fotografia ABFP 
Como segurar a câmera:
Segurar bem uma câmera fotográfica significa apoiá-la de forma estável e mantê-la em uma posição para que, quando enquadrada, 'a imagem fique alinhada com o horizonte.' Só assim se evita que as fotos fiquem inclinadas.
(Foto Admilson Barbosa, na foto David Barbosa aos 4 anos)

Para tirar foto, 'a mão, o braço, o corpo e o rosto precisam formar um conjunto com a câmera,' para que se tenha controle absoluto sobre ela.

Neste ponto é preciso fazer uma clara distinção entre as câmeras compactas e as reflex.

As compactas são normalmente pequenas e uma só mão pode ser suficiente para segura-las com firmeza. Mas é preciso evitar a todo custo colocar os dedos na frente da objetiva, ou deixar que o cabelo caia sobre os diferentes sensores que a câmera possui em sua parte frontal, além de evitar qualquer vibração no momento do disparo.

Observe:
* Na imagem, a forma correta de segurar uma câmera reflex DSLR; pois assim se previne os erros de foco ou mau enquadramento. 
Fotografar na horizontal

Fotografar na vertical

1. Envolva bem a mão direita em volta do punho da câmara.

2. Segure na parte de baixo da objectiva com a mão esquerda.

3. Carregue ligeiramente no botão do obturador com o dedo indicador da mão direita.

4. Encoste ligeiramente os braços e cotovelos à parte da frente do corpo. 
5. Para manter uma postura estável, coloque um pé à frente do outro.

6. Aproxime a câmara do rosto e olhe pelo visor.


As câmeras reflex as DSLR são mais pesadas, mas em contrapartida são mais *ergonômicas e seu apoio torna-se mais natural. Com a mão direita, segura-se o corpo da câmera de maneira que todos os dedos polegar e indicador fiquem livres para regular os diferentes discos de ajuste e acionar o disparo. A mão esquerda é colocada com a palma virada para cima, abaixo da objetiva, para apoia-la  e para rodar o anel de focagem ou de zoom.


Muitos fotógrafos costumam colocar a mão direita junto à objetiva. Essa técnica é aceitável ao se trabalhar com objetivas de curta distância focal, mas é completamente contraindicada quando se utilizam objetivas com lentes mais pesadas. Além disso, com teleobjetivas que podem pesar 3 ou 4 kg, segurar a máquina e a objetiva só com a mão direita pode causar danos no encaixe das lentes, sem mencionar o esforço físico desprendido.

Quando se trabalha com pouca luz, sem flash, a câmera irá pedir ou configurar automaticamente tempos de exposição mais longos. Se não tiver um suporte (um tripé ou um monopé), segurar a câmera firmemente impede ou, pelo menos, reduz o risco de movimento. Nesse caso, é preciso manter o braço e o antebraço da mão direita (a que segura a câmera) contra o corpo, para reduzir ao máximo as possíveis vibrações...
Observação:
Próximo conteúdo...
👉 MODO AUTOMÁTICO OU MANUAL?!...
Técnicas profissionais em fotografia com Admilson Barbosa Fotógrafo Profissional de Comunicação e Expressão.
Deus Seja Louvado 🙏 🙌 

 







inteligência artificial (IA) ABFP

"Assim como o Photoshop; a inteligência artificial IA é apenas mais uma ferramenta de manipulação da realidade." Admilson Barbosa ...