Fotografia: A expressão de um olhar que revela...
Fotografar pessoas é uma das minhas principais razões de ter uma câmera fotográfica. O rosto revela expressões e sentimentos. Por meio do olhar, da boca, das feições e dos gestos transmite-se uma mensagem. Assim, somos capazes de perceber se alguém está feliz, triste, sério, satisfeito, zangado ou de outro jeito apenas observando os traços faciais... ABFP
Além de um rosto:
Fotos em close têm grande força expressiva, como podemos conferir nas imagens aqui apresentadas. Elas podem ir muito além da imagem de um rosto, porque captam um sentimento momentâneo ou mesmo revelam o jeito, a personalidade ou as características do retrato.
Os retratos de rosto registrados de modo espontâneo ou posado são capazes de traduzir o estado de humor (alegria, tristeza, irritação, entre outros) da pessoa fotografada. Em consequência, as imagens têm a capacidade de repassar o mesmo sentimento a quem vê a foto.
ABFP

Foto: Em grupo
CRIANÇAS SÃO NATURALMENTE EXPRESSIVAS.
ASSIM, TIRAR FOTOS COM ELAS QUASE SEMPRE GERAM BONS RESULTADOS...
ABFP
DICA
Sorriso forçado:
Mas como você tiraria a foto de um rosto? boa parte dos fotógrafos pediria para a pessoa fotografada dar um sorriso ou fazer uma cara engraçada para a câmera. Dai, aperta-se o botão do disparador e pronto.
O resultado, porém, nem sempre é satisfatório, porque a pessoa pode acabar ficando com sorriso forçado, pouco natural.
É compreensivo, afinal, nem todo mundo sente-se à vontade na frente de uma câmera. Ainda mais quando a lente está tão próxima dela, bem perto do rosto. Então, como conseguir um close?
O segredo: Relaxar
A foto em close requer uma cumplicidade maior entre o fotógrafo e o fotografado. como eles vão estar muito próximo um do outro, é importante que as duas partes sinta-se confortáveis.
A dica é relaxar e procurar transmitir tranquilidade ao fotografado. Pode ser com um bate-papo descontraído, enquanto você tira as fotos. Assim, ele (a) vai se comportando naturalmente diante da câmera.
Outra dica é não economizar nos cliques afinal, se as fotos não ficarem boas, é só apagá-las. A cada clique, a pessoa vai relaxando e se soltando. Daí, é questão de tempo até conseguir as fotos desejadas.
"Não é fácil, mais todo processo de produção para uma boa fotografia requer dedicação e persistência em busca do resultado perfeito" ABFP
Um Abraço!!! E até a próxima Valeu!!!
Obrigado!
Admilson Barbosa
Fotógrafo